O guia do mochileiro das galáxias

coded by ctellier | tags: | Posted On segunda-feira, 17 de abril de 2006 at 21:36

meteorologia: esfriou mesmoooo... brrrrrr...
audio: Dave Mathews Band
pecado da gula: várias fatias de queijo minas curado
teor alcóolico: 1 original, 1 dose de red label

O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams
Inicio com esse, porque amanhã já começo a ler o 2o. volume - O restaurante no fim do universo.
Descobri que pra quem curte ciência - e digo "curtir" no sentido de se deliciar com boas sacadas e ótimos raciocínios científicos - essa coleção é um prato cheio, diversão do começo ao fim. Repleto de referências a teorias científicas (fatos tb) indo da física ã internet, da matemática à religião, achei simplesmente genial. Além do humor, a sátira sempre inteligente à sociedade, suas instituições e valores fez com que eu incluísse o título na minha lista de livros prediletos.
E eu nem estava muito interessada nele. Um comentário sobre o autor no livro O tecido do cosmo, de Brian Green, me incentivou a lê-lo. Sabia que um filme baseado nele estava em produção, mas ainda não estava convencida de que valeria apena ler o livro e assistir ao filme.
Aliás, como sempre, o filme fica muuuito a dever ao livro, deixando no limbo várias das tiradas mais deliciosas. Quem viu o filme sem ter lido o livro, provavelmente além de ter achado o roteiro
totalmente non-sense, deve ter ficado "boiando" em algumas cenas que só ficam engraçadas e fazem sentido apenas para os leitores prévios. E, no meu caso, foi um dos casos em que a personificação dos personagens na tela não correspondeu nem um pouco à imagem que eu havia feito deles durante a leitura.
Douglas Adams não chegou a ver seu livro em película, pois faleceu enquanto o filme ainda estava na fase de pós-produção. Gostaria de ter podido saber sua opinião sobre o filme.


"
There is a theory which states that if ever anyone discovers exactly what the Universe is for and why it is here, it will instantly disappear and be replaced by something even more bizarre and inexplicable.

There is another theory which states that this has already happened.
"
(introduçao de O restaurante no fim do universo)

.

.