Pé no chão

coded by ctellier | tags: | Posted On sábado, 12 de março de 2011 at 17:14

meteorologia: chuvinha chata o dia todo
pecado da gula: pão na chapa com manteiga
teor alcoolico: nada ainda
audio: nerdcast #250
video: nerd office s02e08

Por conta da chuva intermitente desde cedo, meu treino de hoje - que seria na USP - acabou sendo feito indoor. Lógico que prefiro correr na rua ou em parques, mas não gosto de correr na chuva. Enfim, coloquei um bom filme ("Up") e encarei 50min. na esteira.

Como já afirmou Einstein, “A curiosidade é mais importante que o conhecimento.”. E, sinceramente, já há algum tempo estou bastante curiosa sobre um assunto que é fonte de discussão entre corredores, treinadores, ortopedistas e qualquer um que se interesse minimamente por corrida: correr descalço (ou quase).

Nas poucas oportunidades que tive de treinar na praia, eu sempre corro descalça. Única e exclusivamente porque eu a-do-ro a sensação de estar descalça na areia. Lógico que também conta o fato de que, estando sem tênis, é bem menor a probabilidade de surgir algum incômodo e/ou lesão devido a grãos de areia dentro da meia ou do tênis. Mas honestamente, nunca tinha me passado pela cabeça fazer isso em outro local que não fosse ali.

Tenho lido vários artigos, reportagens, depoimentos sobre o assunto. Não sou, nem pretendo ser, especialista no assunto. Sou movida, como disse acima, principalmente pela curiosidade. Não sofro de nenhuma dor crônica, típica de corredores, da qual eu queira (precise) me livrar - principal benefício apontado pela maioria dos new adopters dessa prática. Lógico que questiono a necessidade de pagar cada vez mais caro por tênis que melhoram a performance (de acordo com os próprios fabricantes). Será mesmo imprescindível gastar tanto num calçado de última geração?

Bom, chega de blá-blá-blá e voltemos ao treino de hoje. Em treinos na esteira, há algum tempo, vários meses já, me habituei a fazer o desaquecimento descalça - aquela caminhadinha nos últimos 5-10 minutos do treino. Em parte para aliviar o calor, deixar os pés respirarem, mas principalmente porque eu gosto demais de andar descalça e, no meu caso, funciona como um ótimo relaxamento. E, desde o início do ano, tenho feito sempre a última série do meu treino sem os tênis. Nas primeiras vezes, por curiosidade mesmo. Perceber como a passada se alterava, se os pés iriam doer, se os joelhos iriam se incomodar, se eu conseguiria manter o ritmo, entre outras observações. Sem notar qualquer prejuízo depois das primeira vezes, virou um hábito finalizar os treinos de esteira dessa maneira. Como os adeptos afirmam que fortalece a musculatura e aprimora a passada e já que não me causava qualquer incômodo, não vi mal algum em continuar.

E depois de procastinar bastante, hoje resolvi fazer o treino todo sem meus "super tênis performáticos". Fiz metade dele calçando o que uso (foto) para fazer TRX Suspension (veja o que é aqui) e a outra metade descalça. Conclusões - algumas já identificadas fazendo a parte final do treino sem tênis:
  • passada » sim, ela se altera, o passo fica automaticamente mais curto (assim como ao correr na areia) e o "pouso" é feito com a parte medial do pé ao invés do calcanhar;
  • pé calçado ou não » não notei diferença, não senti incômodo ou dor em maior ou menor grau em nenhum dos casos;
  • velocidade » corrida confortável até 11km/h; maior que isso, a ampliação instintiva da passada causou certo desconforto na aterrissagem;
  • esforço » apesar de parecer improvável, não é maior do que estando com tênis e não terminei o treino mais cansada que de costume;
  • pós-treino » nenhuma diferença, nem dor, nem cansaço incomum.

Por fim, não pretendo passar a correr sempre descalça. Apesar de gostar, acho que (para mim) é o bastante variar os treinos apenas para quebrar a monotonia de correr na esteira. E, finalmente, não tenho a menor intenção de correr descalça na rua. Dia desses, saí correndo rua afora atrás da minha cachorrinha. Estava descalça e não gostei nem um pouco da experiência. Além disso, convenhamos que é bem ruim correr olhando o tempo todo para o chão a fim de evitar buracos, pedras e afins.

Não tenciono tomar partido de um ou outro: correr (quase) descalço ou com um tênis especialmente projetado para melhorar a minha performance. Como em qualquer assunto, ainda penso que a melhor opção é a que melhor se adapta a mim, e não o que um ou outro especialista afirme ser o mais indicado. É isso.

.

.

Dia internacional da mulher (atrasado)

coded by ctellier | tags: , | Posted On sexta-feira, 11 de março de 2011 at 00:05

meteorologia: incerto, sol e nuvens
pecado da gula: pizza
teor alcoolico: 2 stella artois
audio: rapaduracast #225
video: inception

O dia internacional da mulher já passou. Dezenas de sites publicaram listas e mais listas disto e daquilo referenciando (e reverenciando) as mulheres. Meio atrasada, mas também fiz a minha.

Mulheres que não podem faltar no meu mp3 player:


  • Lisa Gerard - Sacrifice


  • Alicia Keys - Fallin’


  • Nina Simone - I put a spell on you


  • Billie Holiday - Lover man


  • Madeleine Peyroux - J'ai Deux Amours


  • Ana Carolina - Bicudos


  • Cássia Eller - Non, je ne regrette rien


  • Enya - Caribbean Blue


  • Joan Jett - Bad Reputation


  • Elis Regina - Atrás da porta



.

.