E acabou... que venha 2011!

coded by ctellier | tags: | Posted On sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 at 11:36

meteorologia: dia lindo de sol
pecado da gula: chocotone
teor alcoolico: nada ainda
audio: masmorracast #17

Final de ano é época de retrospectivas, resoluções de ano novo, balanço sobre as resoluções anteriores, melhor isso, melhor aquilo, top 10, top 20, top 100, pior isso, pior aquilo.

Entrando no clima, orgulho-me em dizer que consegui "produzir" 150 posts no blog durante 2010 (este é o 151º), atingindo a incrível marca de quase 3 posts por semana. Comparando a 2009, foi realmente um incremento significante, já que a média antes era de menos de um post semanal.

Aproveitando o embalo, resolvi listar meus top 10 posts do ano. O critério não foi único. Tem os mais visitados, os que eu mais gostei de escrever, os que me deram mais trabalho pra escrever, os que foram escritos para marcar algum evento importante ou alguma mudança na minha vida.

Mas chega de blá-blá-blá e vamos à lista (ordenada por data de publicação):

.

.

A internet, as redes sociais e tudo o mais

coded by ctellier | tags: , | Posted On domingo, 26 de dezembro de 2010 at 20:36

meteorologia: sol e calor de manhã, chuva à tarde
pecado da gula:
pão na chapa com manteiga
teor alcoolico: 2 smirnoff ice
audio: MioLoOs #5
video: star wars - episode IV

Já li/ouvi/assisti em vários meios de comunicação sobre a interferência da internet na vida das pessoas. Não me refiro aos benefícios óbvios de comunicabilidade, acesso a notícias e à informação em geral. Refiro-me à interferência que a “vida virtual” tem sobre a “vida real”. A maioria dos comentários que ouvi tem a visão, no meu entender, pessimista de que os relacionamentos na vida real serão substituídos pelos relacionamentos virtuais. Cada um ficará trancado em seu mundinho virtual, comunicando-se e relacionando-se com os demais apenas através da rede.

Talvez isso aconteça, mas não num futuro próximo, como alguns textos ou reportagens chegam a apregoar. O que eu vejo acontecer atualmente é justamente o inverso. As redes sociais, Twitter, Facebook, entre outros, não têm o efeito negativo sobre as relações “ao vivo”. O que eu percebo é que os grupos formados nas redes sociais acabam, num momento ou outro, migrando para o mundo real. Não há prejuízo da vida social. Há, ao contrário, um incremento no tempo passado com os amigos conhecidos virtualmente. As redes sociais se tornaram uma extensão da vida pessoal da maioria das pessoas.

A principal vantagem das redes sociais, na minha opinião, é a possibilidade de juntar pessoas com interesses comuns. Cito como exemplo o Twitersrun, definida no próprio site como “A maior comunidade de corredores brasileiros no Twitter”, da qual eu faço parte com muito orgulho. Não me lembro ao certo como conheci o grupo. Até prova em contrário, creio ter lido algum tuit com referência ao 2o. TwittersRunDay - evento virtual sugerido pelo @CassioPoliti em que os twittersrun registram a quilometragem corrida nos dois dias do evento. Acessei o site, fiz o cadastro, registrei meu treino e comecei a seguir alguns dos participantes.

Atualmente, minha lista no Twitter com os twittersrun que eu sigo já ultrapassou a centena. Mas o grupo não se restringe ao Twitter. Em quase todas as provas, há um twitencontro entre os participantes. Tudo marcado e combinado no mundo virtual, mas efetivado no mundo real. Conhecer os twitersrun pessoalmente é uma experiência gratificante. É ótimo saber que todos temos o mesmo interesse comum. A troca de dicas, de conhecimentos adquiridos, as provas agendadas ou já corridas são, logicamente, o assunto principal. Certamente não nos atemos apenas a isso, mesmo porque todos nós temos outros interesses além da corrida. Mas foi a corrida que nos reuniu num grupo virtual que se encontra pessoalmente com certa frequência. A rede social tornou o relacionamento mais produtivo, já que o interesse comum garante a unidade do grupo.

Os encontros ocorrem até mesmo para treinar. Quase todos os sábados, vários twittersrun de Sampa se encontram na USP antes, durante e depois do treino. Parque do Ibirapuera, Horto Florestal, Elevado, só para citar os pontos de encontro mais comuns dos twittersrun paulistanos. Basta tuitar que está saindo para correr, que logo aparece alguém a fim de acompanhar. Onde eu pensaria ser possível achar alguém a fim de ir treinar sabadão em plena manhã de natal? Eu, mesmo sem colocar o despertador para tocar, acordei no horário de sempre. Sábado é dia de treino longo. Estava me achando uma estranha, me vestindo para ir treinar numa manhã natalina. Meio desanimada, ia correr nas avenidas perto de casa. Até ler um tuit do @danilofriolani avisando que estava indo para o Ibirapuera correr. Pronto! Twitencontro agendado, fiz meus 12km na companhia dele e do @andzacarias. E ainda encontramos o @RunMontoro no último quilômetro, que chegara mais tarde e estava aguardando a @YaraAchoa.

Voltando ao início, não creio que esse blá-blá-blá sobre o isolamento criado pela utilização da internet vá ocorrer a curto ou médio prazo. Ainda acredito que as redes sociais - bem utilizadas - têm sim um efeito positivo na vida real das pessoas. Eu, anti-social por natureza, não teria tantos companheiros de corrida - treinos, encontros e churrascos inclusos - não fosse isso.
#recomendo


Twittersrun reunidos na concentração para a #SSCover.

.

.