Review » endomondo

coded by ctellier | tags: | Posted On domingo, 1 de maio de 2011 at 23:34

meteorologia: a caiu o céu agora...
pecado da gula: macarronada (muita macarronada)
teor alcoolico: 2 itaipavas
audio: papo de gordo #64
video: os incríveis


Já escrevi algumas vezes, que uso o Endomondo como "companhia virtual" em atividades físicas. Na verdade, só costumo utilizar quando saio para pedalar, pois não tenho o sensor que sincroniza com o meu Polar para medir velocidade e rpm da bicicleta. Utilizo há algum tempo e já deveria ter escrito um review com minhas impressões sobre o aplicativo.

Hoje, ao verificar no site o registro da minha ida à Ciclovia Pinheiros, vi um detalhe tão interessante que me fez pensar: "De hoje não passa, tenho de escrever o review."

Provavelmente, deve ter sido no Gizmodo onde vi uma lista de apps Android para corredores. Na época, instalei o RunKeeper e o Endomondo. Concordo que a interface do RunKeeper é mais "ajeitadinha", mas gostei mais da simplicidade do Endomondo e optei por ele. Basicamente, as apps desse nicho têm mais ou menos as mesmas funcionalidades. Acabamos escolhendo mais por questão de gosto e afinidade.
Algumas das características estão disponíveis na versão Pro (que é a que eu uso), para saber exatamente quais estão em cada versão, o melhor é ir direto ao Android Market:
» versão Free
» versão Pro

Bom, vamos do início. A instalação é simples, faz-se um cadastro com os dados pessoais do usuário e está pronto para usar. Na versão free, não é possível, mas na Pro, pode-se fazer login utilizando o usuário do Facebook. Este mesmo login vai ser usado para acessar o site, do qual falarei daqui a pouco. Cadastra-se o nome, o peso e a unidade métrica a ser utilizada (sim, ainda há quem use o sistema Imperial).

Próximo passo, definir se quer fazer upload automático do registro das atividades físicas; definir se o tempo pausa ao ficarmos parados e definir o tempo de contagem regressiva para o início do registro da atividade. O auto-pause, ao menos para mim, foi um recurso muito bem-vindo na versão Pro, pois as pausas para "reabastecer" acabavam fazendo com que minha performance parecesse pior do que era na verdade - não que ela seja excepcional, mas é sempre melhor que seja o mais próximo possível da realidade. E para aqueles momentos em que a bateria está abaixo do desejável, há a possibilidade de optar por um modo de economia de energia, diminuido a acurácia do GPS.

Na hora de selecionar o esporte a ser praticado, dificilmente não será encontrado na lista disponibilizada. Assim como o runtastic (review aqui), há tanto esportes ao ar livre (individuais), obviamente: corrida, ciclismo, caminhada, escalada; assim como esportes indoor: pilates, squash, yoga; passando por esportes em grupo: futebol, vôlei, handebol. Para que cumpra sua função de treinador e companheiro de treino, no caso dos esportes em que o deslocamento praticamente não ocorre, faz-se necessário o uso de frequencímetros compatíveis. Atualmente, funciona com Polar WearLink ® + transmissor com Bluetooth ® e monitor de freqüência cardíaca Zephyr. Além disso, há a possibilidade de conectá-lo a sensores de cadência e velocidade ANT+.

Eu, pessoalmente, não uso, mas pode-se optar pelo feedback em áudio a cada quilômetro, além do incentivo dos amigos.
Durante a utilização, ficam disponíveis na tela principal as informações de praxe: duração, distância, velocidade, calorias. E caso tenha optado pelo acompanhamento em tempo real, é possível visualizar no mapa o percurso feito.


Terminado o treino, é possível visualizar no próprio celular o registro feito, tanto no mapa quanto numa tabela bem simples, trazendo o tempo gasto por quilômetro. Divertida a indicação do trecho mais lento, com uma tartaruga, e do mais rápido, com uma lebre.
Feito o upload para o site, é possível visualizar ainda mais detalhes. Um gráfico com a altimetria e a velocidade durante o percurso, além de informações sobre a velocidade média, o gasto calórico e a altitude. Bem completo, sem ser complexo demais.

O site funciona como uma comunidade virtual dos usuários do aplicativo. Além de pode chamar e adicionar amigos, é possível desafiá-los ou encarar um dos desafios propostos pelo site.
Há um resumo das suas estatísticas logo na home, assim como as últimas atividades, tanto suas como de seus amigos. Não costumava dar muita atenção aos dados na home, mas hoje prestei atenção a um dos quadros sumarizados e foi o que me fez escrever o post de hoje. Nele constam, entre outras, três informações totalmente inúteis, mas que chamam a atenção e nos fazem olhar as demais. Sumarizando todas as nossas atividades, mostra quantas voltas na Terra poderíamos ter dado, quantas viagens à Lua poderíamos ter feito e quantos hambúrgueres já foram "queimados". Inusitado, divertido. Certamente, um diferencial. Não é nada de mais, mas é um detalhe que me fará voltar ao site mais vezes.

.

.