Calendário 2011 - Ajuste

coded by ctellier | tags: | Posted On sábado, 5 de fevereiro de 2011 at 15:32

meteorologia: calor insistente
pecado da gula: coxinha de frango
teor alcoolico: nada ainda
audio: add #816
video: tbbt

Mais um ajuste no calendário de corridas.
Já há 2 anos querendo fazer esta prova. Este ano vou de qualquer jeito.
Inscrição feita e confirmada.

Abril
  • 8ª Corrida e Caminhada Wet'n'Wild (03/04)
    Corrida 10km e 5km - Itupeva/SP

.

.

Música e corrida *

coded by ctellier | tags: , , | Posted On at 12:48

meteorologia: sol e céu azul
pecado da gula: pão na chapa com manteiga
teor alcoolico: nada ainda
audio: argcast
video: nerdoffice S02E03

Já escrevi anteriormente (aqui) sobre ouvir música enquanto corro, seja em treino ou prova. Eu sou adepta e não abro mão mesmo. O tédio que me acomete ao correr sem trilha sonora consegue atrapalhar meu desempenho. Comprovei isso hoje novamente. A bateria do mp3 player terminou pouco depois do 9o. quilômetro do meu longão de 12km. Dali em diante, o tempo parecia não passar. Tive a nítida impressão de que demorei mais para completar os 3 km que faltavam do que para fazer os 9 iniciais.

Apesar de já ter lido/ouvido que muitos treinadores desaconselham correr com música, eu não me rendo aos argumentos contrários. Talvez quem almeje maximizar sua performance, veja algum benefício ao dispensar os fones durante treinos e provas. Não é meu caso. Lógico que tenho minhas metas pessoais, tempos a baixar, provas a completar. Mas correr (para mim) não é um fim em si, é um meio de alcançar outras coisas mais importantes: saúde, bem-estar, descobrir-se capaz de ultrapassar os próprios limites.

Já comentei com várias pessoas que, muitas vezes, minha motivação maior é curtir a música que estou ouvindo. Eu não escuto música enquanto corro, eu corro enquanto escuto música. É diferente. Eu sou muito musical, auditiva. Estou o tempo todo ouvindo algo, seja música, podcast, rádio. E não vou deixar de fazer isso apenas porque algum especialista em esporte afirma que é mais importante eu ouvir minhas passadas e minha respiração (tédio similar àquela tortura do pingo d'água na testa) do que desfrutar a 5a.sinfonia de Beethoven enquanto enfrento uma ladeira.

Como já disse, não é só música que eu ouço enquanto corro. Hoje, por exemplo, fui ouvindo o Nerdcast #245, diversão garantida pros fãs dos seriados de heróis japoneses (aqueles com fantasias horríveis e cenários em papelão e isopor). Segue então, uma lista de sugestões de podcasts para ouvir durante a corrida:

  • Nerdcast
    Primeiro podcast totalmente nerd do Brasil. E foi o primeiro que eu ouvi.
  • Eu vou de bike
    A trilha sonora para o seu pedal.
  • ADD
    Do blog do Maestro Billy
  • DanyCast
    Podcast musical com seleções muito boas.
  • Radiofobia
    Podcast "feito ao vivo", sem pós-edição.
  • RapaduraCast
    Ótimo podcast sobre cinema.
  • weRgeeks
    Como o nome diz, para geeks.
  • Café Brasil
    Podcast que mistura poesia, música e comentários sobre os mais diversos assuntos.
  • Grifo Nosso
    Sobre livros e literatura.
  • TargetHD
    Pra quem se interessa por gadgets e novidades tecnológicas em geral.


* O post quase foi intitulado "Running Music", mas em consideração a um escritor amigo meu que não gosta muito de anglicismos, fiquei no básico feijão-com-arroz.

.

.

Top list

coded by ctellier | tags: | Posted On terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 at 08:22

meteorologia: calor sem sol
pecado da gula: pão com nutella
teor alcoolico: nada ainda
audio: papo lendário #38

Há tempos não faço um top 10. Por falta de assunto, mas também para divulgar meus prediletos das categorias listadas aqui ao lado da área de posts, montei esta Top List com os top 1 de cada uma delas. Por razões óbvias, a lista contém mais de 10 itens...

colegas, amigos e afins

podcasts que eu ouço

literatura

tech | nerd | geek

cinema | tv | video

ciência

esportes

humor

mídia | publicidade

poker

variedades


.

.

E eu gosto!

coded by ctellier | tags: | Posted On domingo, 30 de janeiro de 2011 at 22:24

meteorologia: calor? continua...
pecado da gula: sorvete
teor alcoolico: 2 itaipavas quase congelando
audio: papo de gordo #58

Já diziam nossos pais e avós: “Respeito é bom, e eu gosto!”.

Concordo plenamente. Já escrevi aqui sobre educação e deseducação* no trânsito, da qual costumo ser alvo tanto como pedestre, motociclista ou ciclista nesse trânsito alucinado de São Paulo. Hoje, o assunto é o mesmo, mas sob o ângulo de corredora amadora e participante de provas pedestres mensalmente.

Numa prova - como a de hoje, da Oral-B - infelizmente presenciamos e/ou sofremos várias demonstrações da falta de educação de alguns indivíduos. A começar pelo empurra-empurra da largada. Na maioria das provas “maiores” (5mil participantes ou mais), apesar de haver divisões pelo pace pretendido pelos corredores, muitos, mesmo cientes de que não seguirão o ritmo do pelotão onde estão, insistem em aglomerar-se à frente. Quem está ali corretamente acaba sendo prejudicado. Achando-se espertos por largar mais à frente, atrapalham os mais rápidos, que são obrigados a ziguezaguear para desviar desses corredores mais lentos. E, inevitavelmente, no momento da largada, é difícil não ser empurrado por algum pseudo-apressadinho que algumas centenas de metros adiante já estará correndo com dificuldade ou caminhando.

Outro ponto crítico são os postos de hidratação. Comprovei isso hoje. Habituei-me a pegar água sempre nos postos localizados do lado esquerdo da rua, por estarem sempre mais vazios. Devido à aglomeração citada acima - que durou até quase a metade da prova - não consegui encaminhar-me para a esquerda. Por falta de opção, mantive-me à direita decidida a pegar a água no último posto, sempre menos cheio. Realmente, estava menos cheio que os demais, mas fui surpreendida por um brutamontes sem educação que só faltou passar por cima de mim. Pisou de tal maneira no meu tênis, que até o sensor inercial se soltou. Minutos preciosos perdidos ajeitando tudo de volta e num trotezinho leve até sentir meus dedos novamente. O corredor podia estar distraído? Podia, sim. Pode não ter calculado bem a distância e a velocidade para pegar o copo? Também é possível. Mas o mais incrível foi ele ter continuado como se nada tivesse acontecido. Não parou, não se virou sequer para se desculpar. Esse, definitivamente, deixou a boa educação em casa - se é que a teve algum dia.

Algumas dezenas de metros após os postos de hidratação também são motivo de atenção, pois há sempre um(a) mal-educado(a) que atira seu copo de água sem olhar se vem vindo algum outro corredor, como se ele(a) fosse o(a) único(a) a se esforçar para terminar a prova.

É nessas aglomerações que presenciamos com mais frequência esse tipo de comportamento. Mas não há animação, tentativa de superação ou “barato” de corrida que justifique a falta de respeito.

Apesar disso tudo, continuo participando de provas, pois os prós são bem mais numerosos que os contras.
Legal encontrar os #twittersrun antes da prova.
Legal correr com o pessoal do trabalho.
Legal terminar e perceber que apesar do calor foi possível manter um pace por volta de 5:20.
Legal voltar pra casa com a sensação de dever cumprido.


* sim, o Michaelis me garantiu que a palavra existe

.

.

Calendário 2011 - Ajuste (mais alguns)

coded by ctellier | tags: | Posted On at 18:02

meteorologia: calooooooooorrrrr
pecado da gula: churrasco
teor alcoolico: 1 caipirinha, 3 chopps
audio: vortscast #02
video: lie to me

Mais ajustes no calendário de corridas.

Janeiro
  • 6a. Corrida Oral-B (30/01)
    Corrida 7 km - São Paulo/SP

Neste mês, eu correria apenas a do Sesc Santo Amaro. Mas um convite de última hora do pessoal do escritório, levou-me para a da Oral-B, hoje pela manhã. Fui de pipoca mesmo, mais para encaixar um treininho extra e fazer companhia ao pessoal. E ainda valeu por ter encontrado vários #twittersrun antes da prova.


Março
  • Circuito das Estações Adidas - Outono (20/03)
    Corrida 10 km - São Paulo/SP
  • OU
  • Abertura Circuito Corpore (20/03)
    Corrida 5km e 11km - São Paulo/SP

Tentativa - mais uma - de completar a mandala do Circuito das Estações. Começando pela etapa Outono. Vou me esforçar para não perder o prazo de inscrição das próximas...
A propósito, acabei de me inscrever nesta.

.

.