The Illusionist

coded by ctellier | tags: | Posted On quinta-feira, 6 de setembro de 2007 at 21:14

meteorologia: umidade do ar abaixo do confortável...
pecado da gula: pudim de chocolate
teor alcoolico: 1 original
audio: wasis diop
video: de volta para o futuro

O ilusionista (The illusionist), direção Neil Burger
Mais um filme sobre magia e ilusionismo.
Lançado mais ou menos na mesma época que "The prestige", trata do mesmo assunto, mas com um enfoque diferente. Prefiro "The prestige" por ser intelectualmente mais interessante, desafiador. Enquanto neste, a mente do espectador trabalha a 1000 por hora tentando acompanhar cada detalhe do roteiro, em "O ilusionista" segue em velocidade de passeio, sem grandes dificuldades em seguir o curso dos acontecimentos. Mesmo no momento da reviravolta do filme (a 10 min. do final), o "encaixe" dos eventos é facilitado pelo flashback de um dos personagens.
Não que seja ruim, vale assistir sim. Apesar do roteiro previsível, não deixa de ser uma "sessão da tarde" acima da média, principalmente pela atuação excelente de Edward Norton no papel principal.
Diferente de "The prestige", a quantidade de pontas soltas no roteiro é grande, falta criatividade e sobra obviedade em algumas sequências. Mas para quem quer apenas passar o tempo numa tarde de chuva, dá para encarar numa boa.

.

.

Are you watching closely?

coded by ctellier | tags: | Posted On terça-feira, 4 de setembro de 2007 at 00:49

meteorologia: e a chuva que não vem...
pecado da gula: rosquinhas de polvilho e pão de queijo
teor alcoolico: 2 stella artois
audio: dave matthews band

O grande truque (The prestige), direção Christopher Nolan
Mais um daqueles filmes com uma reviravolta no final. E que reviravolta! Comparável a "O sexto sentido", "Clube da luta" e "Mullholand Drive" (não lembro o título em português). Assim que terminaram os créditos, voltei ao início e assisti novamente.
Muito bom mesmo. Se existe algum furo no roteiro, eu não fui atenta o suficiente para perceber. Tem alguns erros de continuidade, mas isso não é falha do roteirista e sim do continuista e/ou do montador.
Apesar do fluxo narrativo ser cheio de idas e vindas, repleto de flashbacks e flashbacks dentro de flashbacks, não é difícil ficar preso à estória do início ao fim. Nem percebi os 130min. de filme passarem.
Os personagens são bem construídos e, diferente de outros filmes, as tramas secundárias sào bem estruturadas e não terminam no limbo.
Muito boa atuação da dupla central de atores, Christian Bale e Hugh Jackman, além de Michael Caine sempre impecável e irrepreensível e de uma participação inesperada de David Bowie.
E, mais uma vez, o título em português deixa a desejar, apesar de ser a tradução mais próxima do original, "truque" tem um quê de pejorativo, tirando todo o charme do título original.

"There are 3 parts to every magic trick ...
1) The Pledge
2) The Turn, and
3) The Prestige!"

.

.

moskitoloko

coded by ctellier | tags: | Posted On domingo, 2 de setembro de 2007 at 19:16

meteorologia: mto calor... o inverno, q nem existiu, já está acabando
pecado da gula: sorvete de praliné
teor alcoolico: 2 original
audio: Keane
video: muppet show

Blog novo na lista de indicações.
Vale conferir.

.

.