Drops » As esganadas

coded by ctellier | tags: , | Posted On quarta-feira, 3 de outubro de 2012 at 10:25

meteorologia: sol e calor
pecado da gula: castanhas nutty bavarian
teor alcoolico: nada ainda
audio: afrocelts
video: fringe

As esganadas
Jô Soares

Sinopse
O livro é ambientado no Rio de Janeiro de 1938 [...], durante a Era Vargas, e retrata uma série de assassinatos perpetrados contra vítimas gordas. Subvertendo a narrativa policial comum aos suspenses envolvendo detetives, o serial killer é revelado logo no início da obra, bem como sua motivação para os crimes. A trama concentra-se nos detalhes da busca pelo assassino.
O título faz alusão ao modo como as vítimas são mortas: asfixiadas por sua gula em um processo que envolve interesse gastronômico, especialmente por doces portugueses, e intenso desejo sexual.
fonte: Wikipedia

Este é o quarto livro policial do ator, comediante, apresentador e músico Jô Soares. E é, na minha opinião, o mais fraco. Acredito que ter suprimido o fator whodunit enfraqueceu bastante a trama, tornando-a simples a ponto de parecer ingênua e burlesca em alguns momentos. Apresentando ao leitor, desde o início, o autor dos crimes, resta apenas um “mistério” a ser solucionado - como e quando ele será descoberto e capturado. Há trechos em que parece bastante improvável que a equipe encarregada de identificar o assassino seja inapta a ponto de deixar passar detalhes essenciais que levantariam suspeitas sobre ele. E o excesso de citações do investigador lusitano e o exagero de detalhes da culinária portuguesa por vezes chegam a incomodar e “empacar” o andamento da narrativa.

O que salva o livro e o que segura o leitor do começo ao fim é principalmente a capacidade do autor em criar personagens e tipos, encaixando-os em situações que despertam o interesse do leitor, fazendo-o continuar a leitura para descobrir seu desfecho. Tive a nítida impressão de estar lendo uma sucessão de esquetes bem resolvidos em si mesmos, mas que em boa parte do texto careciam de unicidade com a trama central.

Mas não apenas isso. Assim como nos livros anteriores, a ambientação em determinado momento histórico é algo que o autor faz muito bem. A inserção de propagandas de rádio - os reclames -, notícias, narrações de jogos da copa, entre outros detalhes, conseguem imergir o leitor no período em que se passa a estória sendo, também, elementos que despertam e mantêm o interesse no decorrer da narrativa. Porém, mesmo assim, o leitor chega ao final da leitura com a impressão de que tudo poderia ter sido melhor explorado.

É um livro rápido e de fácil leitura. Não é ruim, é bom mesmo com as ressalvas. Mas se alguém me pedisse indicação de um livro do Jô, certamente não seria esse o escolhido. O Xangô de Baker Street sem dúvida é uma opção bem melhor para conhecer a obra do autor.


.

.

Livros em vídeo

coded by ctellier | tags: , , | Posted On segunda-feira, 1 de outubro de 2012 at 21:46

meteorologia: chuva em Floripa, sol em Sampa
pecado da gula: ovos mexidos, com queijo e presunto parma
teor alcoolico: nada ainda
audio: braincast #34
video: numb3rs

Já comentei algumas vezes sobre meu hábito - quase vício - de ouvir podcasts. Há pouco mais de um mês, mais precisamente logo depois da Bienal de SP, fiz uma "descoberta" que também já se tornou hábito. Procurando no YouTube por vídeos sobre a bienal, encontrei um canal literário, o Cabine Literária. Assisti a alguns vídeos e logo assinei o canal. Posteriormente, ao acessar novamente, naquela coluna de sugestões do YouTube, havia outro canal literário, o da Tatiana Feltrin - TINY little ThInGs. E dali em diante, uma coisa puxa a outra, fui assistindo e "capturando" outras sugestões e agora, além dos podcasts, também assisto a canais literários sempre que tenho um tempinho.

E segue abaixo a lista dos que eu assisto com mais frequência (em ordem alfabética):

  • aViviu
    Alguém disse pra eu parar de escrever sobre tudo o que eu leio e fazer um vídeo.
    E eu fiz.
  • o batom de Clarice
    Este é um canal pessoal, sobre livros e literatura. Não tenho vínculo com nada, nem com ninguém, a não ser comigo mesma. =)
    Literatura é minha paixão, minha formação e meu trabalho.
  • Cabine Literária
    O Cabine Literária é um vlog sobre literatura que você lê na cama, no busão, no troninho e principalmente porque você GOSTA!
  • Isaac Sabe
    Canal do blog Isaac Sabe!
  • Leitor Cabuloso
    O universo da literatura ao seu alcance!
  • Li Finalmente!
    Duas coisas eu gosto muito, livros e de falar sobre eles. Se você gosta de qualquer um desses dois eu sugiro que você veja os vídeos aqui ;)
  • LidoLendo
    Canal da Isa
  • Patrícia Pirota
    Canal pra falar sobre os Livros, o Universo e tudo o mais...
  • Ratos Letrados
    Vlog sobre tudo e nada.... é mais pra passar o tempo!
  • TINY little ThInGs
    Canal da Tatiana Feltrin


.

.