#meiadesampa

coded by ctellier | tags: | Posted On segunda-feira, 16 de julho de 2012 at 09:19

meteorologia: chuvinha chata
pecado da gula: nada ainda
teor alcoolico: nada ainda
audio: argcast #95
video: bones


Alguns comentários sobre a prova de ontem (15/07):

Saí de casa antes das 6 da manhã, escuro ainda. Não gosto de fazer isso, mas não tinha outra maneira, já que o horário de entrega do chip iria apenas até as 6:30.

Durante o trajeto pela Marginal Pinheiros, fui pensando: "Na rua, neste horário só tem noiado voltando da balada, crentes indo pra missa do padre Marcelo e malucos atletas indo correr uma meia maratona.

Para quem não viu quando dei check-in Jockey ontem cedo, a foto ao lado mostra como estava o dia - meio noite ainda - na hora que cheguei para retirar o chip.

Devido a frio intenso, tive de tomar duas atitudes diferentes do habitual:
  1. Correr vestindo uma camiseta com mangas - curtas, não longas. Sempre corro de regata, sou calorenta demais, mas ontem não tive alternativa.
  2. Deixei para colocar a mochila no guarda-volumes bem próximo do horário da largada. Habitualmente, chego à arena da prova e já fico pronta pra correr. Ontem, não foi possível, fiquei de calça e blusa até 10 minutos antes da prova.

Apesar de tentar manter a temperatura corporal, movimentando as pernas, enquanto aguardava a largada, devido ao atraso comecei a ficar com ainda mais frio. Só consegui realmente me sentir de volta à temperatura normal, por volta do terceiro quilômetro. Mas apenas voltei a sentir meus dedos do pé, depois do quinto. Sinceramente, não me lembro de ter passado tanto frio numa prova. A propósito, o primeiro termômetro de rua pelo qual passamos no trajeto marcava 7º...

O primeiro quilômetro foi bastante sofrido. Respirar aquele ar gelado da manhã não estava sendo muito fácil. Sensação de que, a qualquer momento, iria faltar oxigênio - no pulmão e no cérebro. Realmente desconfortável. Assim como eu, vários outros corredores deveriam estar pensando: "Eu poderia estar aconchegante na minha cama, debaixo das cobertas... O que eu estou fazendo aqui?"

Depois de recobrar a sensacão de calor corporal, tudo ficou mais agradável. A prova é bem gostosa. O horário - apesar do frio - é o ideal. A hidratação estava OK - gatorade inclusive. O trajeto é quase todo plano, favorecendo quebras de RP (recordes pessoais). Única ressalva ao trajeto foram os 2 quilômetros finais dentro do Jockey. Gosto muito de correr na areia, mas ontem o piso, ali próximo ao muro, estava demasiadamente irregular, atrapalhando bastante a manutenção do ritmo.

Cheguei ao final em melhores condições que no percurso de 25km da Maratona de São Paulo. O Garmin indicava que eu havia passado pelos 21km com 1h59m, tendo totalizado 21,2km de prova. Pelo resultado oficial, fechei em 2h01m. Enfim, 2h na média, 12º lugar por categoria está de bom tamanho.
Conversando com outra atleta, soube que não apenas o meu Garmin havia marcado um total maior, mas isso é apenas um detalhe. Sou diletante, atleta amadora, não serão 200m que farão tanta diferença nos meus resultados.

Para finalizar, as duas estreias na prova de ontem:
  1. Fiz a prova calçando meu Saucony Hattori (post aqui). Ao mesmo tempo em que estava animada - ultimamente é o tênis que mais me agrada usar - estava apreensiva em utilizá-lo numa distância tão longa. Mas não houve surpresas desagradáveis. Aliás, ao contrário, foi agradável terminar a prova sem qualquer dor na planta do pé, como vinha ocorrendo ao fazer uso de outros modelos de tênis "mais parrudos". E o "day after" está normal, apenas o cansaço muscular usual do dia seguinte de uma meia maratona.
  2. Eu costumava levar um daqueles tubinhos de M&M's cheio de castanhas e passas, para ir comendo durante o percurso de provas longas. Como tudo que se repete exaustivamente, eu enjoei. E resolvi testar uma alternativa que se revelou bastante eficiente, além de gostosa. (Não é propaganda!) Já era adepta dos waffles Stinger nos meus rolês de bike ou depois dos longões. Conheci, há pouco tempo, as balinhas de goma energéticas da mesma marca: bouchées énérgetiques biologiques (organic energy chews). Sou suspeita para falar, pois adoro bala de goma. E essas são bem saborosas. Meus sabores prediletos são Laranja e Limão, mas os demais também são gostosos. Levei um pacotinho e fui comendo uma ou duas a cada posto de hidratação. Não tive qualquer desconforto estomacal e mantiveram meu pique até o final. Aprovadas.

Enfim, a prova foi boa, apesar do frio. Detesto frio. Ainda falta muito para o verão voltar?

.

.