Drops » Duel

coded by ctellier | tags: , | Posted On sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 at 15:33

meteorologia: certeza que estamos no verão?
pecado da gula: esfihas
teor alcoolico: 1 itaipava
audio: podsemfio #114
video: breaking bad

Duel (Encurralado)
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Richard Matheson

Filme baseado em livro homônimo de Richard Matheson, que também assina o roteiro. O autor forneceu ao cinema algumas boas estórias que, pelo pouco destaque dado aos roteiristas, em vários casos nem chegamos a saber que são de sua autoria: "Eu sou a lenda", "Amor além da vida", "O incrível homem que encolheu", "Em algum lugar do passado".

É o primeiro filme de Steven Spielberg, que logo de cara mostra que não está para brincadeira. As premissas mais simples costumam gerar alguns dos melhores roteiros. E esta além de simples, é quase simplória: um homem, viajando de carro a negócios, vê-se perseguido na estrada por um caminhão tanque cujo motorista nunca tem seu rosto revelado. E, a partir disso, Spielberg consegue construir um filme (in)tenso fazendo bom uso da trilha sonora e utilizando-se de algumas tomadas inusitadas.

O que poderia ser apenas um road movie, é um filme de suspense que simplesmente gruda o espectador na poltrona. Pena que o final não esteja à altura da tensão criada durante todo o filme. Mesmo assim, vale muito a pena assistir.

.

.

Drops » WarGames

coded by ctellier | tags: , | Posted On domingo, 25 de dezembro de 2011 at 09:06

meteorologia: nublado
pecado da gula: stollen
teor alcoolico: nada ainda
audio: vortex cultural - agenda cultural #33
video: TBBT

WarGames (Jogos de guerra)
Direção: John Badham
Roteiro: Lawrence Lasker, Walter F. Parkes

Filme de ficção científica dos anos 80, é uma divertida aventura tecnológica na era pré-internet. Visto nos dias atuais, nem tão ficção, nem tão científica assim. Mas numa época em que computadores pessoais eram um sonho de consumo bastante longínquo, os eventos do filme estavam bem longe da realidade.

O filme aborda alguns temores bastante comuns na época: a guerra fria, o futuro da evolução tecnológica, o confronto homem x máquina. Sobre o último ponto, lembra um pouco Terminator, abordando o avanço da inteligência artificial, com computadores tomando decisões no lugar de pessoas. Além disso, mesmo que apenas en passant no início, abre uma discussão sobre ética - quando Lightman (Matthew Broderick 3 anos antes da fama em "Ferris Bueller's day off") invade o computador da escola onde estuda.

Inicialmente, parece um daqueles filmes sobre exército, com um enfoque político. Vinte minutos depois, torna-se um daqueles filmes de adolescentes americanos no colégio. E logo percebe-se como irá ocorrer a junção desses dois mundos, mas nada que desabone o filme.

Interessante também é reparar nas "relíquias" tecnológicas presentes: disquete de 5"¼', telefone de disco, modem que se conecta ao fone do aparelho, impressora matricial.

Curioso notar que a "lição de moral" da estória é dada pelo computador - conclusão a que ele chega depois de testar todas as variáveis possíveis:

"Strange game.
The only winning move is not to play."
(Joshua, the computer)

.

.