Eastern Promises

coded by ctellier | tags: | Posted On sábado, 21 de agosto de 2010 at 18:59

meteorologia: tempo bom o dia inteiro
pecado da gula: pipoca
teor alcoolico: 2 itaipavas
audio: guanacast #87

Eastern Promises, direção David Cronenberg

Mais uma parceria de Cronenberg e Viggo Mortensen que, à exemplo de "Marcas da violência" (A history of violence), deu certo. Tanto a direção de Cronenberg como a atuação de Mortensen estão impecáveis. Uma ótima explanação sobre como construir uma narrativa concisa e como estruturar um personagem exceptionalmente crível. A parceria sofreu uma sensível evolução, achei este muito melhor que o anterior (leia aqui).
O primeiro filme de Cronenberg a que assisti foi Scanners. Vi-o ainda criança (na década de 80, ter 12 anos ainda era ser criança) e apenas me lembrava das cabeças explodindo. Mesmo sem saber nem me interessar sobre a direção do filme, o poder mental dos personagens que davam nome ao filme ficaram na memória por algum tempo. Revi o filme há algumas semanas e, mesmo datado - pelos cenários, roupas e carros da década de 70, além da qualidade da película - não perdeu sua força. Prendeu minha atenção como da primeira vez.
Apesar do estranhamento causado pelos temas escolhidos para seus filmes posteriores (ou talvez por causa dele), assisti a quase todos. Desde Dead Ringers (ainda lembro dos calafrios causados por algumas cenas), passando por M.Butterfly e Crash.
Assim como "Marcas da violência", o filme se inicia com cenas fortes, perturbadoras. Mas a crueza e a violência não são gratuitas. A direção segura de Cronenberg não deixa que descambe para a banalidade. Apesar de o espectador saber desde o início que a trama envolve a versão russa da Cosa Nostra ou da Yakuza, a Vory v Zakone, fica difícil categorizar o filme. Não dá para defini-lo como um filme de máfia, policial ou drama. Os detalhes da estória e do caráter de cada personagem são revelados aos poucos, causando certa inquietação enquanto assistimos. Não há como prever o que virá a seguir.
Mortensen mais uma vez se transforma. A interpretação concisa e contida é simplesmente hipnótica. Nitidamente dedicado à mesma técnica de caracterização que De Niro, Brando e Al Pacino, veste o personagem como se fosse uma segunda pele. "O diabo está nos detalhes". As tatuagens, o sotaque, os maneirismos parecem pertencer a ele, não ao personagem.
Armin Mueller-Stahl, Naomi Watts e Vincent Cassel completam o elenco principal e também estão muito bem em seus papéis. O personagem de Mueller-Stahl, Semyon, chega a lembrar um pouco Don Corleone.
Como se não bastasse, a trama é envolvente, a fotografia é primorosa (vide a nítida diferença entre os ambientes da Vory e de Anna, Naomi Watts), e a trilha sonora (sensatamente silenciada em alguns momentos) é bastante competente.
Além disso tudo, há umas das melhores cenas de luta da estória do cinema. Não necessariamente a melhor, mas com certeza a mais marcante: http://youtu.be/Ysd59NsKFCo
Este eu recomendo.

Comments:

There are 0 comments for Eastern Promises

Postar um comentário

.

.