Descoberta

coded by ctellier | tags: | Posted On terça-feira, 5 de outubro de 2010 at 13:10

meteorologia: nublado
pecado da gula: haagendasz de bailey's
teor alcoolico: caipirinha
audio: weRgeeks podcast

Descobri hoje o sentido de condicionamento físico. Não o sentido literal, de ter condição, capacidade de realizar atividades físicas. Nesse sentido, qualquer um não-portador de uma lesão cervical baixa tem condicionamento físico. Estou me referindo ao sentido conotativo. Algo que se adquire devido à prática regular de atividades físicas. Nunca dei muito valor a isso. Minha preocupação sempre foi atingir determinada meta, seja na musculação, na corrida, no pedal. Mas o que eu percebi hoje foi que perseguir essas metas trouxe um efeito colateral agradável: o condicionamento.

Admito ter sido bastante relapsa quanto à prática regular de atividade física nesse último ano. Sempre fui do tipo “rata de academia”. Madrugava na academia e treinava por volta de 2 horas. Tempo esse dividido entre a musculação e algumas aulas - spinning, running, jump, boxe, body pump, alongamento, fit flex. Todos os dias, de 2a. a 6a.feira. Tirei um mês de férias há pouco mais de um ano e desde então, a preguiça me invadiu. Qualquer motivo virou desculpa pra matar a ida à academia, mesmo ela estando a menos de 10 minutos de casa. Apenas os treinos de corrida eu não cabulava.

No início do ano, quando comecei a treinar para a maratona de São Paulo, vi-me obrigada a me esforçar um pouco mais para frequentar a academia. Mas mesmo assim, fazia apenas as aulas de TRX Suspension e alguns exercícios de musculação específicos para corredores. Prometi a mim mesma, que passada a correria (literalmente) causada pelos treinos intensos para a maratona, eu voltaria à minha rotina. A maratona foi em maio... Assumo, só comecei mesmo esta semana, depois de várias tentativas frustradas e frustrantes.

Mas estou me desviando do assunto inicial. Apesar de não seguir a mesma rotina anterior, os treinos regulares de corrida (4 vezes por semana) e as aulas de TRX Suspension (2 vezes por semana), tiveram uma consequência bastante interessante. Ao retomar os treinos, não me senti cansada demais, nem esgotada ao ir pro chuveiro. E hoje, aproveitando minha semana de folga, fiquei quase 3 horas na academia. Fiz a aula de TRX Suspension, meu treino de musculação e uma aula de boxe (1 hora de duração), e ainda corri quase 3km enquanto esperava o boxe começar. O melhor de tudo, além da endorfina produzida e logicamente da sensação de bem-estar decorrente, foi ter feito todas as atividades e sentir que ainda tenho fôlego pra mais. (Cá entre nós, melhor mesmo foi ver uma galerinha 10 anos mais nova na aula de boxe, terminando a aula quase se arrastando).

A fisiologia do condicionamento físico adquirido pode ser conferida em qualquer livro ou site sobre atividade física regular - fortalecimento da musculatura, aumento da capacidade respiratória, da eficiência do sistema cárdio-vascular, do metabolismo basal, etc. Mas o melhor resultado é o bem-estar e a satisfação de fazer um treino bem feito, sem miguelar na carga, na velocidade, na inclinação, etc. E sentir-se renovado a cada treino.

Foi o que experimentei hoje.
Recomendo :-D

Comments:

There are 1 comments for Descoberta

Postar um comentário

.

.