De volta ao ritmo

coded by ctellier | tags: | Posted On segunda-feira, 18 de julho de 2011 at 14:04

meteorologia: nublado
pecado da gula: haagen-dasz doce de leite
teor alcoolico: nada ainda
audio: radiofobia #61

Não costumo escrever relatos das provas de que participo. Exceção feita à minha primeira participação numa maratona que, mesmo assim, foi breve apesar da longa distância. E não o faço por vários motivos:

  • Apesar de ser um dos meus interesses, acredito que não o seja da maioria dos (poucos) leitores do blog. Sendo assim, escrevo poucos posts sobre corrida e, ao fazê-lo, na medida do possível, tento que sejam pouco específicos. Ou melhor, que também façam sentido ao serem lidos por praticantes de alguma outra modalidade.
  • Eu mesma não sou leitora assídua de relatos de corrida. Leio vez ou outra, mas em geral de provas “extremas”, do tipo Comrades e outras ultramaratonas. Reconheço que é um tipo de leitura que não me atrai muito.
  • Ao menos para mim, apesar dos diferentes percursos e graus de dificuldade, as provas são bastante similares. Com apenas uma ou outra particularidade. Entendo que para outros corredores possa não ser assim, cada prova sendo única e diferenciada. Mas não é como eu me sinto. E, sendo assim, não tenho vontade de descrever minha participação em cada uma delas.
  • E, se tivesse essa vontade e/ou necessidade, o mais coerente seria iniciar um blog onde eu apenas falasse de assuntos relativos à pratica da corrida. E não tenho interesse nisso. Prefiro manter a corrida como um dos assuntos esporádicos deste blog.

Mas, eventualmente, como hoje, sinto a necessidade de dividir algumas impressões. Principalmente porque há algum tempo não sentia tanta satisfação ao terminar uma prova. No caso, a 2ª.etapa do Circuito Athenas, um percurso de 10 milhas (16km aproximadamente), pela Marginal Pinheiros.

Depois da minha desistência na Maratona de São Paulo, só havia participado de uma prova, a etapa Inverno do Circuito Adidas. Mesmo achando ter tomado a decisão mais acertada, não prosseguindo na maratona, inevitavelmente fica aquele ranço de não ter conseguido completar algo a que me tinha proposto. E veio o Circuito Adidas. E quem me conhece (como corredora) sabe que já há algum tempo persigo o objetivo de fechar os 10km em 50 minutos (ou menos). E ainda não foi dessa vez, fiz em 52.

Voltando à prova de ontem. Meu melhor tempo nas 10 milhas tinha sido 1h29m, numa Mizuno 10 milhas, em abril. Tentando não me deixar abater pelo ocorrido nas provas anteriores, mas também não querendo ser otimista demais (mesmo em um percurso praticamente plano), pensei que se fechasse com 1 minuto a menos seria muito bom. E foi com esse pensamento que eu larguei e fui administrando o ritmo. Passei pelo km 11 com 58min. Numa conta pessimista, se meu ritmo caísse para 6:00min/km até o final, ainda assim eu conseguiria atingir meu objetivo. Satisfeita com isso e, sentindo-me bem como há muito não me sentia numa prova, segui mantendo meu pace oscilando entre 5:20 e 5:25. Enfim, completei em 1h26min., 3 minutos abaixo do meu melhor tempo, 2 abaixo do que tinha como meta.

Por si só, já foi uma vitória. Mas depois ficou melhor. Ao analisar o relatório do Garmin, vi que em vários quilômetros consegui manter meu pace por volta de 5:00, que é o pace-alvo para que eu consiga completar os 10km em 50min. E o desafio que vem durando mais que o esperado, já ficou um pouco mais factível. E não foi só isso. (Desculpem, está parecendo comercial das facas Ginsu). Hoje estava lendo o relato de uma outra corredora sobre a mesma prova, dizendo-se feliz e satisfeita por ter feito o mesmo tempo que eu. Detalhe, a mocinha é 8 anos mais nova que eu. Alguém tem dúvida de que meu ego deu uma p$#@ inflada agora?!

Bem, minha próxima prova é a Golden Four Asics, em agosto. Espero estar tão bem no dia quanto ontem. E, se conseguir manter o mesmo pace, terminarei em menos de duas horas. Pela calculadora de corrida, 1h53min. Mas vou mirar em 1h55min, que já está de bom tamanho. É isso.

Comments:

There are 0 comments for De volta ao ritmo

Postar um comentário

.

.