Será que é disso que eu necessito?

coded by ctellier | tags: | Posted On sábado, 9 de julho de 2011 at 11:40



Este post foi motivado pela postagem no FB de um vídeo (um entre tantos) exibindo cenas de superação e/ou sacrifício de atletas tentando completar provas. Parte do texto é o que deixei comentado lá.

Já percebi que vídeos assim suscitam em geral o mesmo tipo de comentário que resume-se basicamente a - como disse um corredor: "Desistir nem fud...".

Reservo-me o direito de discordar.

Sinceramente, me pergunto se persistir (na verdade, insistir além dos limites do corpo) é realmente o que preciso. Se significa ganhar uma lesão que me impeça de continuar treinando, definitivamente, a resposta é "não". Não preciso disso. Não vivo disso. Corro pra manter a saúde (física e mental) e porque me dá prazer (santa endorfina!).

Se eu treino para ultrapassar limites, meus limites? Sim, é lógico. É da natureza humana.

Se entendo o que move esses atletas? Sim, e os admiro inclusive. Seu esforço é, de certo modo, inspirador.

Se assistir esses vídeos me motiva? Com certeza. Mas não a repetir o que está ali, e sim a me preparar mais e melhor, e evitar que algo assim faça parte da minha corrida.

Penso que, se é preciso coragem e força de vontade para ir até o final, é preciso ainda mais para admitir a si mesmo que é hora de parar. Larguei a Maratona de SP no km 28 com dores no pé. E, acreditem, a decisão não foi fácil. Mas não me arrependo.

Desistir faz parte. Não só da vida de um atleta, como de qualquer um, em qualquer atividade. Saber quando fazê-lo é algo que não se aprende em livros nem em cursos. E, no meu entender, não é demérito algum. O que realmente importa é a nossa atitude frente à situação. É cair para se levantar ainda mais forte.

É isso.

Comments:

There are 0 comments for Será que é disso que eu necessito?

Postar um comentário

.

.