Cada um, cada um

coded by ctellier | tags: | Posted On domingo, 9 de outubro de 2011 at 12:58

meteorologia: garoinha paulistana
pecado da gula: pão com nutella
teor alcoolico: ainda nada
audio: contra-relógio no ar #23
video: jericho

Alguns curtem correr pela manhã. Outros preferem no final da tarde. Outros, à noite. Não estou falando do tempo disponível para treinar. Falo da preferência por algum horário. Eu sou matutina. Até posso treinar à noite, mas não gosto. E o treino costuma não render tanto.

Alguns curtem correr com música. Alguns, ouvindo podcasts. Outros, notícias. Outros ainda, menos específicos, apenas ligam o rádio e saem para correr. E muitos preferem não ouvir nada durante o treino. Eu não me encaixo nessa categoria. Fico entediada sem algo para ouvir.

Alguns curtem treinar na rua. Outros preferem a esteira. Outros gostam de variar. Alguns treinam no parque. Alguns, na praia. Outros, na montanha. Eu curto variar sempre que possível.

A maioria corre de tênis. Alguns com o máximo de amortecimento possível. Outros com o mínimo necessário. Alguns correm com calçados minimalistas, estilo Five Fingers. Alguns correm descalços. Eu gosto de alternar e ajustar o calçado de acordo com a distância do treino. Só não corri descalça na rua, por enquanto, só na esteira. E todas as demais opções já foram testadas tanto na na esteira quanto na rua.

Não é a intenção deste post, mas eu poderia me estender e comentar sobre muitos outros aspectos da corrida que variam de corredor para corredor. Contudo, há algo que todos têm em comum. Não há como negar, existem N razões para começar a correr. Mas apenas uma nos faz continuar: o prazer de correr. Qualquer um que se auto-denomine “corredor” sabe do que estou falando.

E eu acho que é esse prazer, essa satisfação proporcionada pela corrida que devemos cultivar. É o que deve nos mover, mais do que qualquer outra coisa. Não estou dizendo que buscar resultados não é importante. O ser humano é naturalmente competitivo e não há como evitar isso. O que eu acredito é que buscar resultados, querer superar-se sempre e tentar em toda prova quebrar o RP (recorde pessoal) não deve ser o mais importante. Não deve ser a motivação principal. No meu entender, a motivação principal tem ser sempre curtir o prazer de correr.

Percebi isso ao correr uma prova no último domingo (Circuito de rua do SESI - 10km). Eu, há algum tempo tinha deixado de lado essa perspectiva. Ia para as provas pensando apenas em bater meu RP e passar a ser uma corredora sub-50 nos 10km. Durante essa prova, meu pensamento se digladiava entre duas opções: esforçar-me muito mais e atingir o tempo almejado; ou continuar num ritmo confortável (no caso, pace de 5:20) e curtir a corrida. Cheguei à conclusão de que eu queria muito mais curtir a corrida. Não beirar a exaustão apenas para alcançar um resultado. Percebi que, para mim, importava mais desfrutar do prazer da corrida e da percepção da minha evolução.

Compreendi o que estava “minando” meu desempenho nas provas. Eu estava focando demais no resultado e esquecendo do prazer de correr. Para mim, é muito mais importante a satisfação de continuar correndo e me sentindo bem. Isso não quer dizer que eu não pretendo me esforçar para alçançar esse objetivo. Apenas cheguei à conclusão de que farei a prova num pace de 5:00/km quando estiver conseguindo treinar próximo desse ritmo. Portanto, basta continuar me dedicando aos treinos até que correr a 5:00/km fique tão confortável quanto hoje é treinar com pace entre 5:20 e 5:30.

Entendo, e respeito, quem tem esse espírito competitivo mais à flor da pele. Apenas não é para mim. Talvez eu simplesmente não tenha ambição suficiente que me mova. Mas não ligo não. Eu sei que consigo. Só não quero (e acho que nem preciso) me esfalfar para isso. Meu objetivo é outro.



P.S.: Comecei a escrever este post semana passada. Ao revisá-lo, antes de publicar, achei que merecia um adendo. Assisti ontem a mais uma palestra do TED, muito boa como tantas outras. E relacionei as palavras do palestrante a este texto. Parafraseando-o... o importante não é o que eu quero - ser sub-50 nos 10km - mas por que eu quero - sentir satisfação correndo.

Comments:

There are 2 comments for Cada um, cada um

Postar um comentário

.

.