Acepipes natalinos

coded by ctellier | tags: | Posted On domingo, 11 de dezembro de 2011 at 20:57

meteorologia: finalmente um dia sem chuva
pecado da gula: pão doce
teor alcoolico: 2 itaipavas
audio: contra relógio no ar #32
video: criminal minds

Não ligo muito para essas datas festivas. Toda a simbologia a que a maioria das pessoas se remete sobre renascimento, reinício e afins, simplesmente não faz parte do meu pensamento. Obviamente, é difícil ficar totalmente imune, o que já admiti neste post sobre resoluções de ano novo.

Eu sei, sou naturalmente ranzinza. E essa euforia festiva me exaspera bastante. Além do mais, acho uma chatice ter de enfrentar uma multidão a cada vez que se resolve sair de casa para ir a qualquer lugar "de compras", seja um mercado ou um shopping. Essa ânsia consumista me irrita. Muito mesmo.

Mas, apesar de tudo, a porção comestível da comemoração sempre me agradou. Mesmo achando ser totalmente desnecessário esperar "as festas" para degustar certas iguarias culinárias. Atire um punhado de passas quem nunca desejou se empaturrar de panetone (ou chocotone) em pleno inverno. Acompanhado de um café bem quentinho, assistindo um bom filme, enfiado sob as cobertas. Não seria ótimo? Eu, naturalmente, em geral não espero e, vez ou outra, preparo algumas delas durante o ano.

E a lista de hoje é justamente sobre essas delícias que (indevidamente) ficam relegadas à última semana do ano - e as sobras, às semanas seguintes.

(obs.: são as que comumente se consome aqui em casa e não necessariamente as mais tradicionais)


  • Peito de peru assado
  • Magret de canard
  • Haddock au beurre
  • Escargots
  • Vol-au-vent (em geral, recheado com as sobras de peru ou haddock)
  • Pain perdu (rabanada)
  • Panetone (ou chocotone)
  • Sonho
  • Stollen
  • Bûche de noël


Comments:

There are 0 comments for Acepipes natalinos

Postar um comentário

.

.