Drops » Children of heaven

coded by ctellier | tags: , , | Posted On quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 at 16:00

meteorologia: sol e calor
pecado da gula: filet moutarde
teor alcoolico: nada ainda
audio: trailercast #10
video: videocast pipoca e nanquim

Children of heaven (Bacheha-Ye aseman)
roteiro e direção Majid Majidi

É realmente uma pena que produções cinematográficas que não sejam faladas em inglês cheguem em tão pouca quantidade aos cinemas. Há muita coisa de boa sendo feita por aí, sem o glamour das megaproduções hollywoodianas. E, talvez, por isso, a qualidade dessas produções deva-se à soma de boas estórias e bons personagens. Penso nisso sempre que assisto a um filme “fora do mainstream”. Vez ou outra, alguma produção européia, asiática, africana, sul-americana ou do Oriente Médio recebe um pouco mais de divulgação por ter estourado em outros mercados ou, em geral, por ter sido extensivamente premiada - ou indicada ao Oscar. Mas poderia ser pior. Poderíamos nem tomar conhecimento dessas produções.

Esse filme iraniano é um desses casos. Ao pensar em cinema iraniano, imediatamente vem-me à cabeça o nome de Abbas Kiarostami - e apenas ele. Possivelmente, se esta produção não tivesse sido indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro - no mesmo ano da indicação de “Central do Brasil - não chegaria ao conhecimento de muita gente, eu inclusive. Para ser honesta, apenas fiquei sabendo da sua existência ao ler uma matéria na revista O2 de fev/2012, A corrida no cinema, que listou “os melhores filmes que têm a competição esportiva como tema”. Achei o filme, por acaso, no acervo do Netflix e acabei assistindo enquanto corria na esteira.

A estória é cativante por sua singeleza e simplicidade. Ali, um garoto de 9 anos, inadvertidamente perde o único par de sapatos de sua irmã mais nova, Zahra. Sabendo que o pai não teria condições de comprar outro par, devido à condição de pobreza da família e, querendo evitar que ambos apanhem por causa do ocorrido, Ali sugere a Zahra que revezem seu único calçado, um par de tênis gastos. Depois de alguns contratempos envolvendo as trocas de calçado e os sapatos perdidos, Ali visualiza a possibilidade de resolver o problema participando de uma competição local de corrida.

Nitidamente é um filme para crianças. Apesar de ser falado em persa, apesar de ser legendado. A linguagem é simples e a legenda pode ser lida com facilidade pela maioria das crianças entre 9 e 10 anos. Mas muito pode ser apreendido visualmente, pois as cenas são bastante expressivas, muitas vezes dispensando os diálogos - como em alguns ótimos desenhos animados em que há apenas a trilha sonora. E mesmo sendo um filme para crianças, não há dúvidas de que cativa também aos adultos. A inocência e a alegria intrínseca dos personagens gera uma empatia que enternece. É um daqueles filmes que terminamos de assistir com um sorrisinho no canto dos lábios e a sensação de que nem tudo está perdido.


Comments:

There are 0 comments for Drops » Children of heaven

Postar um comentário

.

.