Dia Nacional do Livro

coded by ctellier | tags: , | Posted On sábado, 29 de outubro de 2011 at 18:47

meteorologia: calorrrrrrrrrrr
pecado da gula: folhado de queijo e presunto
teor alcoolico: 2 itaipavas muito, muito geladas
audio: contra-relógio no ar #026
video: nerd office s02e36

Hoje é o Dia Nacional do Livro.

Deveria ser feriado, para que todos que tivessem vontade pudessem parar e ficar o dia inteiro lendo e conversando sobre livros. Sou suspeita para falar. Afinal, sou viciada em livros. Consumo em qualquer lugar, a qualquer hora. Já deu para notar que sou leitora compulsiva. Aquele tipo que não se furta de ler o que quer que pare diante dos olhos, de cartazes a frases rabiscadas nas paredes, de folhetos a adesivos em postes divulgando serviços alternativos. Já até comentei sobre essa compulsão e suas consequências em outro post (listado abaixo).

Como também já comentado em outro post, o gosto pelos livros começou bem cedo, antes mesmo de aprender a ler. Lembro ainda da minha passagem do mundo de não-leitores para o de leitores. Explico-me melhor. Os livros infantis direcionados para crianças até cerca de 6 anos de idade são para não leitores. São páginas de imagens com uma frase ou outra que, espera-se, seja lida por um adulto disposto a contar a estória. Na etapa seguinte, ainda são livros infantis, mas para leitores, já que a proporção imagens x texto é drasticamente invertida. São páginas de texto com uma ou outra imagem. E me recordo com carinho quando passei de fase. Quando atravessei o portal e me aventurei a ler um livro que, na minha concepção, era igual aos de gente grande, com inacreditáveis quase 130 páginas. E o livro que me iniciou nesse universo maravilhoso da leitura foi “O cachorrinho samba”, de Maria José Dupré. Lembro-me de andar com ele em casa, para cima e para baixo, orgulhosa por estar lendo um livro cheio de texto e não de figuras. E ainda hoje, não perdi essa alegria infantil de segurar um livro novo, folheá-lo, ler uma ou outra frase solta, cheirar o papel, sentir a textura da capa, escolher um marcador que combine e colocá-lo na primeira página a ser lida. Eu sei, a esta altura, já devem estar me chamando de saudosista. Mas não há como afirmar que um e-reader tem o mesmo charme nem o mesmo appeal, mesmo podendo conter toda minha biblioteca.

Bom, o Dia Nacional do Livro foi apenas um pretexto para eu escrever um pouco e compartilhar minha paixão pela leitura, pelos livros e pela troca de impressões sobre livros*. E, aproveitando a oportunidade, uma lista dos meus 10 posts prediletos sobre o assunto:



(*) Diga-se de passagem, recém-descoberta e incentivada pelo meu leitor/ouvidor de plantão, a quem já devo tantas outras coisas.

Comments:

There are 0 comments for Dia Nacional do Livro

Postar um comentário

.

.