Let's Wordpress

coded by ctellier | tags: , | Posted On sexta-feira, 3 de agosto de 2012 at 19:01

meteorologia: ensolarado
pecado da gula: misto quente
teor alcoolico: nada ainda
audio: nerdcast #322
video: bones

Apesar de trabalhar com desenvolvimento de sistemas - e o nome do blog refletir isso - nunca foi minha intenção escrever sobre tecnologia, linguagens de programação e similares. Portanto, este post é uma exceção.

Sou usuária do Blogger já há bastante tempo e até agora tem cumprido muito bem sua função como gerenciador de conteúdo para os meus blogs pessoais. Sendo assim, mesmo sabendo que o “poder de fogo” do Wordpress é maior, não tive nem tenho ainda a intenção de migrar meus blogs. Mas devido a um projeto colaborativo em fase de germinação (desconectado da minha atuação profissional) e que espero veja em breve a luz do dia, o Wordpress tornou-se a escolha mais eficiente, tanto por ser mais parrudo quanto pela ampla possibilidade de customização.

Tendo instalado o Ubuntu num netbook subutilizado aqui em casa, resolvi usá-lo nas minhas experimentações e primeiras incursões ao Wordpress, evitando o risco (sempre presente) de fazer alguma ‘cagadinha’ e danificar o HD do meu notebook. Falo em instalação local, pois tenho a intenção de usar alguns plugins e preciso entender e aprender como modificá-los conforme minha necessidade antes de hospedar o site num provedor. O Codex do WP (vou usar o acrônimo daqui em diante) é bem completo, quase completo demais para iniciantes, já que foca direto na sua instalação num servidor remoto (há uma versão em pt_BR aqui). Contudo, devido aos meus parcos conhecimentos, tanto de Linux como de WP, precisava de algo bastante didático. Lógico que encontrei N tutoriais na web ensinando passo a passo (ou quase) da instalação do WP. Vários deles inúteis, alguns poucos realmente aproveitáveis.

No fim, juntei as informações de 3 ou 4 e consegui atingir meu objetivo: rodar o WP localmente e iniciar um blog. Sou da política de que conhecimento adquirido deve ser disseminado. Assim como eu, outros devem estar em fase de aprendizado da ferramenta e podem se favorecer dos meus erros e acertos. Sim, por que todo desenvolvedor sabe que qualquer tutorial na web sempre, sempre, SEMPRE tem algum detalhe faltando. Não me excluo, existe sim a possibilidade, mas fiz o possível para que não faltasse nada do que descobri e aprendi. Alguns erros/problemas aconteceram comigo, mas se deveram em grande parte à minha falta de conhecimento. Porém, assim como tudo, depois de alguns minutos googlando, achei as respostas em fóruns e tudo passou a funcionar perfeitamente como no "Fantástico mundo de Bob”.

Bom, para os que se interessarem: tutorial de instalação do WP no Ubuntu

É isso.

Comments:

There are 0 comments for Let's Wordpress

Postar um comentário

.

.