rádio x podcast

coded by ctellier | tags: | Posted On terça-feira, 7 de setembro de 2010 at 22:32

meteorologia: chuva e frio
pecado da gula: pão na chapa com manteiga
teor alcoolico: 2 stella artois, 2 doses de absolut citrus
audio: alternativando #82

Estava ouvindo o episódio de um podcast, o Radiofobia*, falando sobre rádio em geral, os destinos dessa mídia e assuntos afins. Uma das discussões foi sobre a diminuição dos ouvintes e se isso era indício de alguma tendência de o público migrar para os podcasts.

Sou ouvinte assídua de podcasts. Comecei ouvindo o NerdCast e não parei mais. Minha playlist deve ter mais de 60 feeds. Indo desde os de temática nerd, passando pelos que falam de cinema, música, literatura, poker, quadrinhos, tech, séries de tv, até os de variedades e gastronomia. Exceto pelo Nerdcast, q eu sempre baixava e ouvia (ainda faço isso) pontualmente toda 6a.feira, domingo de manhã era o dia de baixar todos os podcasts não ouvidos da semana e transferi-los pro mp3 player para curtir durante meus treinos de corrida. Aliás, um deles, o ADD, do Maestro Billy, virou a trilha sonora oficial da minha primeira maratona.

Sempre acompanhei os feeds usando o winamp. A única coisa que me incomodava um pouco era não poder baixá-los direto no player ou no celular. Nesse último, usava o Stitcher, mas poucos podcasts têm versões nesse formato, e eu acabava com poucas opções.
Que me desculpem (e respeitem) os macmaníacos, mas eu sou daqueles que curtem Android. OK, vamos ajudar a Google a dominar o mundo. Mas simplesmente não é minha praia fazer parte do “clubinho” da maçã. Nunca gostei. E nem o iPod me convenceu a mudar de idéia. Apesar de ter a opção do feed para os podcasts. O melhor que me aconteceu depois de adquirir um celular Android (um Galaxy 5, ótimo custo-benefício, estou curtindo bastante) foi achar uma app do Google (óbvio) para ouvir meus podcasts no celular: o Google Listen. Nada mais fácil de usar, basta adicionar o feed do podcast no próprio Google Reader (é, na web mesmo) e o celular sincroniza automaticamente. Simples assim.

Mas apesar disso tudo, da possibilidade de ouvir o que eu quero, à hora que eu quero, eu continuo ouvindo rádio. Inclusive utilizando o celular. E não me vejo deixando de fazê-lo assim tão cedo. Cresci ouvindo rádio o tempo todo, em todos os cômodos da casa. Meu pai ouvia Zé Bétio, meu avô ouvia Narciso Vernisi (o homem do tempo da Jovem Pan), a empregada ouvia Eli Correa e Gil Gomes, minha mãe ouvia qualquer rádio que tocasse música clássica ou Agnaldo Rayol. É um hábito tão arraigado que acho difícil desligar-me dele. Eu, e provavelmente quase todos da minha geração e das gerações das décadas seguintes, anos 80 e 90. Eu ainda acordo todo dia pela manhã com o despertador sintonizado na Jovem Pan ou na Band AM, para ouvir as notícias do trânsito e do tempo.

Querendo ou não, ouvir podcasts, ter acesso a eles, ter acesso a gadgets que possibilitem ouvi-los ou à banda larga de qualidade pra baixá-los em casa é privilégio de uma minoria ainda. A grande maioria da população ainda vai ouvir rádio por um bom tempo. Mesmo porque as próprias rádios estão demorando a se adaptar à internet. Poucas delas tem transmissão online, nem de alguns poucos programas.

Enfim, creio que num curto prazo, uma mídia não deve substituir a outra. Aliás, IMHO, nem a longo prazo. Talvez mude nossa maneira de ouvir rádio, mas acho que nunca o deixaremos de lado.


* Descobri o podcast quando conheci um dos responsáveis pela bagaça (@leoradiofobia) no workshop de criação literária do @eduardospohr

Comments:

There are 0 comments for rádio x podcast

Postar um comentário

.

.